Rescaldo - UPandDOWN - 2ªetapa - Cantandede

Com a 2ª etapa do Campeonato UPandDOWN terminada, cabe agora tempo para um rescaldo da nossa participação.

Ainda antes de arrancar de Mangualde para Cantanhede, já se sabia que ia ser uma etapa diferente do que tem sido habito nos últimos 4 anos. O track que era cedido da meia-maratona prometia um circuito muito rolante, sem grandes dificuldades, o que prometia velocidades médias a roçar o que é registado nas provas de estrada. 
À partida desta etapa alinharam 245 atletas na meia maratona e 64 na maratona, o que mostra que continua a haver crescimento de adesão a este género de eventos organizados pelo INATEL.

Na maratona, o clube inscreveu a dupla do costume para as longas tiradas:
Marcelo Almeida e o Pedro Agnelo


Habituados que estão às longas distâncias, e com o treino específico que fazem, os bons resultados aparecem.
O Agnelo ficou em 9º na classificação geral, tendo sido o 3º elite a cortar a meta; e o Marcelo terminou em 26º na classificação geral, e foi o primeiro Sub-23 a cortar a linha de meta. Na geral, os atletas do Clube BTT Seia, Ricardo Cruz, José Batista e Michel Machado, preencheram os lugares do pódio, tendo feito o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.


Em jeito de curiosidade, ao fim de 60,4km, o tempo que separa o Marcelo (26º classificado) e o Ricardo Cruz (1º classificado) é de apenas 0h16:18. A diferença entre o primeiro e o último classificado é 1h08:16, o que mostra o quão competitivo é este campeonato.

Na meia-maratona é que as coisas não correram tão bem.
Aos 8km de prova, quando o pelotão ainda ia compacto, houve um engano no percurso. Onde era suposto virar-se à direita para entrar num sigletrack, quase toda a gente seguiu em frente, estradão fora, só dando conta do erro no cruzamento seguinte.
Instalada a confusão, valia tudo para voltar a ganhar posições. Tudo, menos golpes abaixo da cintura!

O que se passou em Cantanhede, fica em Cantanhede!

No final, a meia-maratona foi ganha por Alexandre Cruz, atleta individual, Sub-23. O Dá Gás – Clube da Mangualde, conseguiu colocar 3 dos seus atletas no Top 30, o que melhora muito a marca conseguida na primeira etapa, em Vouzela.

Estão todos de parabéns! Mas há que mandar um cumprimento especial ao Mauro, que ganhou entre os cadetes, e ao Cândido, que com apenas 12 anos, conseguiu acabar os 37km que separavam a partida da meta!
Mais quilómetros de subidas e descidas organizadas pelo INATEL acontecem no próximo dia 3 de Julho em Castro Daire.

Mais uma vez, Obrigado, ao apoio que o Staff do Dá Gás! Quem é que não se sente moralizado, quando, num controlo recebe um bidom fresco e houve um “vais desistir é o c@r@lho, põe-te a pedalar e deixa de ser uma princesa!”?


Post-scriptum 


Na classificação por equipas, o Dá Gás - Clube de Mangualde I, ficou em 5º lugar nesta etapa, amealhando 364 pontos. Desta forma, o clube sobe de 9º para 7º lugar nesta classificação!

Rescaldo – Maratona de Manteigas

No último Domingo, em Manteigas, realizou-se a 3ª Maratona de Manteigas. Na verdade, a Maratona de Manteigas era um conjunto de 3 provas:
 - a 3ª etapa da Taça de Portugal XCM SportZone, para os atletas federados;
- a Maratona de Manteigas, para atletas não federados;
- a Meia-Maratona de Manteigas, também para atletas não federados.

As 3 provas partilhavam a hora de partida, com a devida separação por boxes dos atletas federados e não federados - consoante o ranking, nos atletas federados, e por ordem de inscrição no caso dos atletas não federados - e os primeiros 43km.
Desta forma, permitia aos atletas menos experimentados nestas andanças, partilhar a festa que é um evento desta dimensão.
À partida alinharam os melhores atletas de BTT do país, e claro que está, tinha que lá estar o Dá Gás – Clube de Mangualde. Para além dos dois habitué, Pedro Agnelo e Marcelo Almeida, alinhou também Pedro Augusto, para participar na Meia-Maratona.


O percurso proposto pela organização era tudo menos fácil. As subidas eram longas, com muita pedra solta, as descidas eram muito rápidas e técnicas, tudo isto num dia onde os termómetros chegaram aos 40ºC. A altimetria da Meia-Maratona ultrapassava os 2km!

A Meia- Maratona foi ganha por Pedro Silva (Sport Clube de Leiria e Marrazes/Fatibike). Pedro Augusto,  a representar o Dá Gás, conseguiu terminar a prova em 5º lugar da geral, sendo o 3º entre os Elite.


Na prova da Taça de Portugal  XCM Sportzone, José Silva (Aktive BTT Team) venceu de forma autoritária a corrida masculina, que somou 87 quilómetros e 2700 metros de acumulado de subida, com 4h18m44s. O segundo classificado foi o antigo profissional de estrada José Rodrigues (Vitória/Bike World), que gastou mais 2m00s. No terceiro lugar colocou-se Marco Sousa (Benebike/KTM/CRP), a 2m40s. 

Os dois atletas do Dá Gás que estão a fazer a Taça XCM continuam a melhorar as suas classificações, etapa após etapa. Desta feita, o Pedro Agnelo terminou em 103º na geral, 52º entre os Elite, e o Marcelo Almeida terminou em 172º na geral, sendo 78º Elite.



No final, o Marcelo queixava-se de dores no pulso esquerdo, resultado de 2 quedas, que o deixaram um bocado mal-tratado. Está de parabéns, pela coragem que mostrou, e por não desistir face à má-sorte que o enfeitiçou!



A próxima etapa da Taça de Portugal de XCM – Sport Zone é a Maratona Vale do Vouga, marcada para o dia 10 de Julho.

Até lá, bons treinos!

PS: Daqui se manda um grande Obrigado ao Staff do Dá Gás - Clube de Mangualde, que nunca deixa ficar os seus atletas sem apoio. Pedalar na Serra da Estrela não é fácil, mas estar horas a fio, ao sol, aguardando pacientemente pela passagem de todos não é melhor. Um beijinho na testa a todos eles! :)
PS2: falta o Nelo, que está atrás da máquina fotográfica. Também merece um beijinho!



I Duatlo A. C. R. Mourilhe - Parte II

Havendo já classificações oficiais e mais algumas fotos, fica aqui registada a participação do clube.
No total, alinharam à partida 63 atletas e simpatizantes da modalidade. A prova foi ganha pelo atleta Custódio António, do clube Garmim Olímpico de Oeiras, e nas senhoras, a mais rápida a fazer o percurso de 5km de corrida, seguidos de 28km de BTT e mais 2,5km de corrida, foi Rita Lopes do clube Amiciclo de Oeiras.


O Dá Gás - Clube de Mangualde, para alem de todo o apoio prestado à organização e aos atletas, inscreveu dois dos seus atletas: José Gouveia (5570) e Luís Gouveia (5554). 



Ambos conseguiram terminar o desafio que lhes foi proposto, tendo conseguido o José o 30º lugar, e o Luís terminou na 37ª posição da classificação geral. 
A Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe, organizador do Duatlo, considerou a experiência um sucesso. Podem consultar as fotos que eles tiraram aqui, e consultar a classificação final aqui

Bons treinos!

I Duatlo A. C. R. Mourilhe

Decorreu hoje o I Duatlo ACRMourilhe, promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde e a Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio do Dá Gás - Clube de Mangualde.

Quando sai de casa, levava na ideia tirar umas fotografias e fazer uma reportagem fotográfica de todo o evento. No entanto, chegado ao local, o vício de pedalar falou mais alto, arrumei a máquina no bolso, e andei lá no meio da malta corredora e ciclista! Posto isto, a única imagem que ficou no cartão de memória, foi esta, que foi tirada antes do tiro de partida: 


Rescaldo: para o ano, na 2ª edição deste Duatlo, vou deixar a condição de repórter, e vou participar! Gostei do que vi!!


PS: O Clube Dá Gás deseja uma excelente recuperação à atleta Jenny Martins do Clube dos Galitos, que mesmo depois de cair e fazer um corte feio na perna esquerda, logo na 1º volta ao circuito de BTT, encheu-se de coragem, e foi até ao fim, conquistando um muito honroso 3º lugar! :)