O Dá Gás Clube de Mangualde foi fundado a 16 de Fevereiro de 1994 com o objectivo de promover actividades de âmbito cultural e desportivo, privilegiando nesta última vertente as áreas ligadas ao Todo-o-Terreno; preencheu-se assim uma lacuna que se verificava, no concelho de Mangualde e zonas limítrofes, relativa ao lazer e tempos livres.
Ao longo dos anos, o Dá Gás Clube sempre apoiou e colaborou com diversas entidades da região, ao nível de organização de provas, em que muitas vezes os fundos obtidos reverteram a favor dessas mesmas entidades, como exemplo a Câmara Municipal de Mangualde, o Rotary Clube de Mangualde e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
17 ANOS DE HISTÓRIA
1994 – A 1ª de 12 edições da mítica “ Ronda por Terras de Azurara” teve lugar no dia 9 de Abril. O seu sucesso desde esta edição fez com que a Ronda se tornasse na mais importante prova anual organizada pelo clube.
1995 – Filiação na Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico; Mangualde revê velhos tempos e de novo vê nas suas ruas as provas de Perícia Automóvel;
Na vertente cultural, a organização de Ralis Paper, passam a fazer parte das actividades do clube.
1996 – Inicia-se a organização de provas de competição em Bicicletas Todo-o-Terreno (BTT) – Cross Country, uma total novidade para a cidade;
Mangualde aparece nas pistas e a participação de elementos do clube em provas dos Campeonatos Nacionais de Perícia e Pop-Cross, tornou-se realidade;
O Clube é várias vezes nomeado Delegado da F.P.T.T. para acompanhamento de Passeios Todo-o-Terreno Turísticos em todo o país.
1997 – O Clube ministra, a Sócios e membros dos Órgão Sociais, formação para condução Todo-o-Terreno, solidificando assim toda a experiência dos seus elementos na condução fora de estrada;
No campo dos Desportos de Competição, inicia-se a organização de provas de DownHill (BTT), tornando decididamente o BTT como a 2ª grande área de actividades depois do TT;
Dedica-se, pela primeira vez, um dia a diversos Desportos Aventura: Slide, Rappel, Ponte Himalaia, numa actividade chamada de “Mangualde Radical”.
Foi neste ano que o clube deu “o primeiro passo” em termos de competição TT a nível nacional, participando em 3 Provas do Troféu Nacional Coronel Tappioca na vertente da navegação, trial e aventura.
1998 – Com um leque cada vez mais alargado e exigente de actividades, a remodelação da estrutura do clube é inevitável: 1 Presidente, 1 Tesoureiro, 1 Secretario, 6 Vice-Presidentes para as diversas áreas:
• 2 – Vice-Presidentes TT (para jipes e motos)
• 2 – Vice-Presidentes Ciclismo
• 1 – Vice-Presidente para Marketing e Design
• 1 – Vice-Presidente para Sócios e Comunicação Social
O modelo clássico das Associações é assim abandonado para dar lugar a uma estrutura mais próxima da componente profissional.
Com o BTT cada vez mais em alta, o clube aproveita os talentos locais e constitui uma equipa de BTT para participação na Taça de Portugal e Campeonato Regional, culminando assim com a consagração de um atleta do Clube como Campeão Regional na categoria de Juvenis;
Surge também a organização própria de um Campeonato Regional de BTT denominado de Criterium Caramulo-Estrela.
O reforço da preocupação ambiental que desde inicio motivou o clube, traduziu-se na adesão à primeira iniciativa conjunta de Clubes Europeus TT: a Jornada Europeia dos Caminhos, neste dia Sócios, Direcção e Amigos do Clube, abriram e limparam caminhos que se encontravam obstruídos na Serra de Sto. António dos Cabaços.
Em Abril, o Clube é convidado a estar presente na RTP1 No programa Praça da Alegria do Manuel Luís Goucha.
Em Setembro e de forma à responder as novas tendências e necessidades do TT, o Clube organiza a 1ª Edição dos “Desafios no Dão”. Tratava-se de um novo conceito de Multi-Actividades onde o Todo-o-Terreno fazia-se acompanhar com a Navegação, o Trial, a Canoagem, o Tiro-ao-Arco e mesmo o BTT.
É em Outubro que o Dá Gás Clube de Mangualde se lança naquela que foi a maior “Aventura” em termos de Competição Todo-o-Terreno: Inscreveu uma Equipa composta por 2 jipes e 4 elementos, no Troféu Ibérico Coronel Tappioca, troféu este que serviria de acesso à participação na maior provo de Todo-o-Terreno amador do mundo chamada de CUP 180.
O clube tem finalmente um espaço próprio para a sua sede social.
1999 – Após terminar o Troféu Ibérico Coronel Tapioca em 1º Classificado das Equipas Portuguesas, o Dá Gás Clube de Mangualde, garantiu então presença na “V Edição da CUP 180”, a disputar no deserto do Sahara em Marrocos.
Também pela 1ª vez, Mangualde vê as “velhas” relíquias Automóvel, expostas no Largo da Câmara, naquela que foi a única Exposição de Automóveis Antigos com ano inferior a 1970 organizado por Mangualdenses… Foram os “Clássicos do Concelho”.
Em Outubro de forma a divulgar o Clube a nível nacional, apresentou um stand na Expo-Aventura, uma feira de desporto e empresas aventura e que, anualmente junta milhares de participantes de Todo-o-Terreno, no recinto do Europarque em Santa Maria da Feira.
2000 – Aproveitando o sucesso e a experiência dos anos anteriores, o Dá Gás Clube de Mangualde participa no TNOT (Troféu Nacional de Orientação & Trial), com provas disputadas por todo o país.
Direccionado para os amantes da competição em duas rodas, é em Outubro que se organiza a 1º Raid de Resistência TT Motos, que levou à Serra do Bouco (Freixiosa) meia centena de participantes.
No BTT, o Passeio dos Reis (Janeiro) e o Passeio de São Martinho (Novembro) continuavam a fazer as delícias dos amantes do pedal.
2001 – De forma a garantir a continuidade da modalidade de Navegação e Trial, o Clube juntamente com o Turbo Clube de São João da Madeira, lideram a formação de uma associação que, informalmente designou-se por APOT&N (Associação de Promotores e Organizadores de Trial & Navegação), que juntou todos os clubes organizadores desta modalidade e pôs em marcha um conjunto de provas pelo país que, baseada no sucesso de um projecto idêntico na área do BTT, se denominou “Criterium de Navegação e Trial”.
Em Dezembro o Clube participa no 1º Congresso Nacional de Todo-o-Terreno (Vilamoura) com o painel “Do TT Turístico ao Campeonato Nacional de Navegação e Trial” e assume cargos nos Conselhos Fiscal e Jurisdicional da FPTT.
No BTT o ano é fértil em realizações: Sonho dos Reis, Passeio Nocturno e Cross Country Cidade de Mangualde, a contar para o Campeonato Regional de Aveiro.
As várias equipas TT participam em provas oficiais em Montijo, Ericeira, Oliveira de Azeméis, Esmoriz, Lousã e Cortegaça.
2002 – Com a crescente evolução da modalidade da vertente competitiva do Todo-o-Terreno Turístico, o Clube assume-se como parceiro da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico, responsabilizando-se pela Direcção Desportiva e pela equipa técnica de Comissários da 1ª Edição do Campeonato Nacional de Navegação e Trial RTP/Conforlimpa.
Os “Desafios no Dão”, na sua 5ª Edição, passavam a estar inseridos no Calendário Nacional da modalidade.
Ao nível do TT turístico o Dá Gás promove a 9ª Ronda Terras d’Azurara e participa activamente na Expo Aventura e na Concentração Nacional no Europarque.
2003 – O Clube consolida a sua liderança desportiva e técnica na 2ª Edição do Campeonato Nacional de Navegação e Trial, sendo também responsável pela formação de 100 comissários a nível nacional. Localmente, e devido à responsabilidade deste projecto a nível Nacional, a Ronda por Terras de Azurara pela primeira vez não é realizada, guardando assim a 10 Edição para o ano de 2004.
Saliente-se que os “VI Desafios no Dão” constituíram a prova de abertura do Campeonato Nacional da modalidade, integrando as comemorações dos “900 Anos do Foral de Mangualde”. Ainda no âmbito destas comemorações, o Dá Gás marcou presença na Feira Medieval de Mangualde.
Em Dezembro o Clube participa no 2º Congresso Nacional de Todo-o-Terreno (Guarda) com o painel “Campeonato Nacional de Navegação e Trial – que futuro” e assume a presidência do Conselho Fiscal da FPTT.
2004 – O ano do 10º aniversário do Dá Gás traria a Mangualde muitas surpresas, nas mais diversas áreas e temáticas:
Fecha-se um ciclo de 10 Edições da Ronda por Terras D’Azurara, com um evento cujos lucros reverteram para os Bombeiros Voluntários de Mangualde, celebrando simultaneamente o 75º Aniversário desta nobre Associação. Estava assim encerrado um Ciclo de Passeios Todo-o-Terreno que trouxe a Mangualde durante uma década mais de 1000 participantes, que pelos trilhos fora de estrada conheceram todos os cantos e recantos do nosso concelho.
A nível competitivo o Clube trouxe para Mangualde um novo conceito de trial, realizando a 2ª Prova do Troféu Nacional de Trial 4x4+ (plus) e em simultâneo a 1ª prova do Campeonato Nacional de Navegação; estas duas provas deram corpo aos VII Desafios no Dão.
Em Setembro concretizou-se a “Aventura Radical 24 horas”, congregando no Parque Multiusos diversas actividades de cariz aventura para todas as idades: slide, rappel, ponte himalaia, touro mecânico, gincanas de bicicletas, entre outras.
No panorama Nacional, eram 3 as equipas que defendiam as “cores” do Clube no Campeonato Nacional de Navegação: Juan Almeida, Paulo Barboza e António Mário Rodrigues.
2005 – Após protocolo com a Câmara Municipal de Mangualde, o Clube passa a ter instalações próprias para a sua Sede Social. A inauguração foi feita no dia em que o Clube celebrou o seu 11º Aniversário, 16 de Fevereiro, com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Dr. Soares Marques. A bênção esteve a cargo do Rev. Pe. Marcelino. Este dia marcante para o clube foi encerrado com um concorrido jantar regional destinado a homenagear os sócios fundadores.
A competição continua a marcar lugar de destaque através da 8ª edição dos “Desafios no Dão”.
Ao nível do TT turístico e lazer, o Clube inicia um novo projecto local denominado “Encontros Mensais Amigos TT”, destinado a juntar de modo informal os diversos praticantes do concelho, dando-lhes a conhecer as potencialidades turísticas e gastronómicas da região.
2006 – Mangualde recebe novamente as duas provas para o Campeonato Nacional de Navegação e Campeonato Nacional de Trial.
Assim, os IX Desafios no Dão levam os amantes da Navegação ao Concelho vizinho de São Pedro do Sul (Serra de São Macário), enquanto o Trial volta a conhecer o Monte da Nossa Senhora do Castelo como palco para mais uma prova.