Rescaldo – Maratona de Manteigas

No último Domingo, em Manteigas, realizou-se a 3ª Maratona de Manteigas. Na verdade, a Maratona de Manteigas era um conjunto de 3 provas:
 - a 3ª etapa da Taça de Portugal XCM SportZone, para os atletas federados;
- a Maratona de Manteigas, para atletas não federados;
- a Meia-Maratona de Manteigas, também para atletas não federados.

As 3 provas partilhavam a hora de partida, com a devida separação por boxes dos atletas federados e não federados - consoante o ranking, nos atletas federados, e por ordem de inscrição no caso dos atletas não federados - e os primeiros 43km.
Desta forma, permitia aos atletas menos experimentados nestas andanças, partilhar a festa que é um evento desta dimensão.
À partida alinharam os melhores atletas de BTT do país, e claro que está, tinha que lá estar o Dá Gás – Clube de Mangualde. Para além dos dois habitué, Pedro Agnelo e Marcelo Almeida, alinhou também Pedro Augusto, para participar na Meia-Maratona.


O percurso proposto pela organização era tudo menos fácil. As subidas eram longas, com muita pedra solta, as descidas eram muito rápidas e técnicas, tudo isto num dia onde os termómetros chegaram aos 40ºC. A altimetria da Meia-Maratona ultrapassava os 2km!

A Meia- Maratona foi ganha por Pedro Silva (Sport Clube de Leiria e Marrazes/Fatibike). Pedro Augusto,  a representar o Dá Gás, conseguiu terminar a prova em 5º lugar da geral, sendo o 3º entre os Elite.


Na prova da Taça de Portugal  XCM Sportzone, José Silva (Aktive BTT Team) venceu de forma autoritária a corrida masculina, que somou 87 quilómetros e 2700 metros de acumulado de subida, com 4h18m44s. O segundo classificado foi o antigo profissional de estrada José Rodrigues (Vitória/Bike World), que gastou mais 2m00s. No terceiro lugar colocou-se Marco Sousa (Benebike/KTM/CRP), a 2m40s. 

Os dois atletas do Dá Gás que estão a fazer a Taça XCM continuam a melhorar as suas classificações, etapa após etapa. Desta feita, o Pedro Agnelo terminou em 103º na geral, 52º entre os Elite, e o Marcelo Almeida terminou em 172º na geral, sendo 78º Elite.



No final, o Marcelo queixava-se de dores no pulso esquerdo, resultado de 2 quedas, que o deixaram um bocado mal-tratado. Está de parabéns, pela coragem que mostrou, e por não desistir face à má-sorte que o enfeitiçou!



A próxima etapa da Taça de Portugal de XCM – Sport Zone é a Maratona Vale do Vouga, marcada para o dia 10 de Julho.

Até lá, bons treinos!

PS: Daqui se manda um grande Obrigado ao Staff do Dá Gás - Clube de Mangualde, que nunca deixa ficar os seus atletas sem apoio. Pedalar na Serra da Estrela não é fácil, mas estar horas a fio, ao sol, aguardando pacientemente pela passagem de todos não é melhor. Um beijinho na testa a todos eles! :)
PS2: falta o Nelo, que está atrás da máquina fotográfica. Também merece um beijinho!



Sem comentários: