Rescaldo - UPandDOWN - 2ªetapa - Cantandede

Com a 2ª etapa do Campeonato UPandDOWN terminada, cabe agora tempo para um rescaldo da nossa participação.

Ainda antes de arrancar de Mangualde para Cantanhede, já se sabia que ia ser uma etapa diferente do que tem sido habito nos últimos 4 anos. O track que era cedido da meia-maratona prometia um circuito muito rolante, sem grandes dificuldades, o que prometia velocidades médias a roçar o que é registado nas provas de estrada. 
À partida desta etapa alinharam 245 atletas na meia maratona e 64 na maratona, o que mostra que continua a haver crescimento de adesão a este género de eventos organizados pelo INATEL.

Na maratona, o clube inscreveu a dupla do costume para as longas tiradas:
Marcelo Almeida e o Pedro Agnelo


Habituados que estão às longas distâncias, e com o treino específico que fazem, os bons resultados aparecem.
O Agnelo ficou em 9º na classificação geral, tendo sido o 3º elite a cortar a meta; e o Marcelo terminou em 26º na classificação geral, e foi o primeiro Sub-23 a cortar a linha de meta. Na geral, os atletas do Clube BTT Seia, Ricardo Cruz, José Batista e Michel Machado, preencheram os lugares do pódio, tendo feito o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.


Em jeito de curiosidade, ao fim de 60,4km, o tempo que separa o Marcelo (26º classificado) e o Ricardo Cruz (1º classificado) é de apenas 0h16:18. A diferença entre o primeiro e o último classificado é 1h08:16, o que mostra o quão competitivo é este campeonato.

Na meia-maratona é que as coisas não correram tão bem.
Aos 8km de prova, quando o pelotão ainda ia compacto, houve um engano no percurso. Onde era suposto virar-se à direita para entrar num sigletrack, quase toda a gente seguiu em frente, estradão fora, só dando conta do erro no cruzamento seguinte.
Instalada a confusão, valia tudo para voltar a ganhar posições. Tudo, menos golpes abaixo da cintura!

O que se passou em Cantanhede, fica em Cantanhede!

No final, a meia-maratona foi ganha por Alexandre Cruz, atleta individual, Sub-23. O Dá Gás – Clube da Mangualde, conseguiu colocar 3 dos seus atletas no Top 30, o que melhora muito a marca conseguida na primeira etapa, em Vouzela.

Estão todos de parabéns! Mas há que mandar um cumprimento especial ao Mauro, que ganhou entre os cadetes, e ao Cândido, que com apenas 12 anos, conseguiu acabar os 37km que separavam a partida da meta!
Mais quilómetros de subidas e descidas organizadas pelo INATEL acontecem no próximo dia 3 de Julho em Castro Daire.

Mais uma vez, Obrigado, ao apoio que o Staff do Dá Gás! Quem é que não se sente moralizado, quando, num controlo recebe um bidom fresco e houve um “vais desistir é o c@r@lho, põe-te a pedalar e deixa de ser uma princesa!”?


Post-scriptum 


Na classificação por equipas, o Dá Gás - Clube de Mangualde I, ficou em 5º lugar nesta etapa, amealhando 364 pontos. Desta forma, o clube sobe de 9º para 7º lugar nesta classificação!

Sem comentários: