Fotos - Taça Nacional de XCO

Ora viva.


Quando as provas da Taça ou do Campeonato Nacional de XCO passam aqui perto do nosso burgo, é com todo o prazer que pegamos no bloco de notas e a máquina fotográfica, e vamos ver como é que os melhores do Mundo andam..
O resultado está nestes dois álbuns:

Taça de Portugal TMN Marietel XCO#4 Seia 15 de Maio de 2011


Boas pedaladas! 

Rescaldo - UPandDOWN - 1ªetapa - Vouzela


No passado Dia do Trabalhador, a malta do Dá Gás – Clube de Mangualde foi até Vouzela para participar na primeira etapa do Campeonato UPandDOWN.

Numa manha de nuvens e até alguma chuva, compareceram à partida 61 atletas para a maratona, e 208 atletas para a meia-maratona.O Clube Dá Gás contava com 14 companheiros, inscritos na meia-maratona, que se dividiam por 2 equipas.

Este ano havia algumas novidades no regulamento, entre elas, as boxes de partida, que dividiam o pelotão consoante o número de pontos conseguidos no ano anterior, nesta primeira etapa, e a classificação geral do campeonato nas próximas etapas.


Às 9:15, 30 minutos depois do início da maratona, partiam os participantes da meia-maratona. À sua frente tinham 42km de percurso de puro BTT! O percurso (aqui) dava para tudo. Andar de bicicleta, andar a pé, e até andar pelo chão fora, conforme aconteceu a alguns azarados! A chuva que se fez sentir, quer nos dias anteriores, quer na própria manha, aumentou o grau de dificuldade, tornando tudo um bocado mais perigoso, mas ao mesmo tempo mais sujo e divertido.


Os primeiros 16km foram sempre a subir...


...apenas descontinuados pela descida do Monte da Senhora do Castelo, feita num trilho espectacular construído pelo VasconhaBTT, de propósito para este dia!


O resto do percurso era, fisicamente, mais fácil. Após descer até à povoação de Vasconha por um trilho já conhecido de anos anteriores, os km que restavam até à meta eram feitos em constante UPandDOWN, sempre a grande velocidade, com alguma dificuldade técnica, mas que fizeram o gosto de todos os presentes. 


Este campeonato tem carácter competitivo. Embora a boa disposição ande sempre no ar, no fim todos os participantes gostam de ir espreitar a sua prestação na tabela classificativa! A meia-maratona foi vencida pelo atleta Nuno Bico, da equipa BTTSeia, actual Campeão Nacional de Rampa. 




Em segundo lugar ficou o Filipe Rodrigues, da mesma equipa, e a fechar o pódio ficou Carlos Nascimento da equipa Ser e Parecer BTT. Na classificação por equipas, em que só contam os 3 melhores classificados da equipa, o Dá Gás - Clube de Mangualde I assina o 9º lugar com 183 pontos.



Quanto à parte da prova que não envolve dar ao pedal, nada a apontar! Os balneários estavam um bocado lotados, mas o banho era em água quente, e o almoço estava delicioso. Sem duvida, um excelente começo de campeonato. Parabéns a todos os envolvidos!
O clube BTTVasconha, organizador desta etapa, registou imensas fotografias que podem ser vistas aqui, aqui e aqui

Consumadas que estão as mudanças no calendário, a próxima etapa realiza-se a 19 de Junho, em Cantanhede. Para mais informações sobre as mudanças, consultem o calendário do Dá Gás - Clube de Mangualde.

Rescaldo – Maratona de Alte

Depois das fotos publicadas que mostram os nossos colegas de pedal todos bonitos e polidos, antes do tiro de partida, mostra-se agora o estado em que acabaram! Citando o Paulo Futre, fantásticos! 




A Maratona de Alte foi a segunda corrida pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM) – Sport Zone. O mau tempo endureceu a prova, que, com os seus 100 quilómetros, é a mais extensa de todas as que integram o calendário da Taça de Portugal. Participaram cerca de 400 corredores na luta pela Taça de Portugal de XCM – Sport Zone, aos quais se juntaram cerca de 1600 betetistas de lazer, num total de perto de dois mil desportistas, que não se deixaram intimidar pelo mau tempo. 

Os Bravos representantes do Dá Gás, Pedro Agnelo e o Marcelo Almeida, conseguiram terminar a prova a prova em 118º e 237º da geral, respectivamente.
Ambos estão de parabéns. Para além de conseguirem acabar a maratona nas condições terríveis que encontraram, conseguiram melhorar as suas classificações face à etapa anterior!

Se uma imagem vale por mil palavras, um vídeo é capaz de valer por… sei lá, não consigo contar! Ai está a reportagem que a RTP fez sobre a prova que relata bem o que por lá se passou.


A próxima etapa da Taça de Portugal de XCM – Sport Zone é a Maratona de Manteigas, marcada para 12 de Junho.