Rescaldo - UPandDOWN - 1ªetapa - Vouzela


No passado Dia do Trabalhador, a malta do Dá Gás – Clube de Mangualde foi até Vouzela para participar na primeira etapa do Campeonato UPandDOWN.

Numa manha de nuvens e até alguma chuva, compareceram à partida 61 atletas para a maratona, e 208 atletas para a meia-maratona.O Clube Dá Gás contava com 14 companheiros, inscritos na meia-maratona, que se dividiam por 2 equipas.

Este ano havia algumas novidades no regulamento, entre elas, as boxes de partida, que dividiam o pelotão consoante o número de pontos conseguidos no ano anterior, nesta primeira etapa, e a classificação geral do campeonato nas próximas etapas.


Às 9:15, 30 minutos depois do início da maratona, partiam os participantes da meia-maratona. À sua frente tinham 42km de percurso de puro BTT! O percurso (aqui) dava para tudo. Andar de bicicleta, andar a pé, e até andar pelo chão fora, conforme aconteceu a alguns azarados! A chuva que se fez sentir, quer nos dias anteriores, quer na própria manha, aumentou o grau de dificuldade, tornando tudo um bocado mais perigoso, mas ao mesmo tempo mais sujo e divertido.


Os primeiros 16km foram sempre a subir...


...apenas descontinuados pela descida do Monte da Senhora do Castelo, feita num trilho espectacular construído pelo VasconhaBTT, de propósito para este dia!


O resto do percurso era, fisicamente, mais fácil. Após descer até à povoação de Vasconha por um trilho já conhecido de anos anteriores, os km que restavam até à meta eram feitos em constante UPandDOWN, sempre a grande velocidade, com alguma dificuldade técnica, mas que fizeram o gosto de todos os presentes. 


Este campeonato tem carácter competitivo. Embora a boa disposição ande sempre no ar, no fim todos os participantes gostam de ir espreitar a sua prestação na tabela classificativa! A meia-maratona foi vencida pelo atleta Nuno Bico, da equipa BTTSeia, actual Campeão Nacional de Rampa. 




Em segundo lugar ficou o Filipe Rodrigues, da mesma equipa, e a fechar o pódio ficou Carlos Nascimento da equipa Ser e Parecer BTT. Na classificação por equipas, em que só contam os 3 melhores classificados da equipa, o Dá Gás - Clube de Mangualde I assina o 9º lugar com 183 pontos.



Quanto à parte da prova que não envolve dar ao pedal, nada a apontar! Os balneários estavam um bocado lotados, mas o banho era em água quente, e o almoço estava delicioso. Sem duvida, um excelente começo de campeonato. Parabéns a todos os envolvidos!
O clube BTTVasconha, organizador desta etapa, registou imensas fotografias que podem ser vistas aqui, aqui e aqui

Consumadas que estão as mudanças no calendário, a próxima etapa realiza-se a 19 de Junho, em Cantanhede. Para mais informações sobre as mudanças, consultem o calendário do Dá Gás - Clube de Mangualde.

Sem comentários: